segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é Ciberativismo?

Ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através da internet. A atuação dos grupos ativistas através da rede visa difundir informações e reivindicações sem mediação, buscar apoio e mobilização para uma causa, criar espaços de discussão e troca de informações, organizar protestos e mobilizar pessoas para ações dentro e fora da internet.

O ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação de massa tradicionais. A internet pode funcionar como uma fonte alternativa de informação, com a divulgação de eventos não relatados pela grande mídia ou que receberam pouca cobertura.
http://jnpolitico.blogspot.com.br/2007/11/o-que-ciberativismo.html
Liberdade da informação.

domingo, 27 de maio de 2012

ESCOLA X TECNOLOGIA

A tecnologia deve ser usada como ferramenta tanto pelo educador como pelo aluno, pois representa uma fonte inesgotável de pesquisa, permitindo que a internet seja um espaço de produção, exploração e experimentação para os alunos, além de pesquisar o aluno pode escrever, publicar, trocar e produzir em colaboração, interagindo, construindo conhecimento e compartilhando com seus colegas, através da internet e das novas tecnologias digitais, utilizando-se dos programas já instalados nos computadores, facilitando a aprendizagem e tornando-a mais eficiente, cabe ao professor nesse contexto buscar atividades diversificadas em busca de uma aprendizagem significativa.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A "netiqueta"


Como se comportar corretamente no mundo virtual 

• Maiúsculas: textos em maiúsculas, na maioria dos casos, dão a entender que você esta gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação use negrito,mas sempre de forma moderada.
 • Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta seja posta de lado; O que quer dizer que não possa escrever de qualquer jeito.
 • Pontuação: por mais informal que seja pode não acompanhar o fluxo de pensamento do redator.Por isso atenção à pontuação e divisão de parágrafos.
 • Respostas: ao enviar em fóruns, listas ou debates em redes sociais, procure ser claro sobre o que está se referindo. Dê nome ao que você pode responder e evite deixar sua réplica soltas sem referências as mensagens prévias nas quais você se baseou.
• Publico x privado: questão cara em tempo de redes sociais, o cuidado com que se publica é essencial para evitar mal- entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como criticas ao seu chefe ou o seu endereço. (Revista Língua Portuguesa ano 05- no 64)